portalpatos
publicidade
sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Durante velório, Frei Anastácio celebra missa em homenagem a Dom José Maria Pires em JP

O deputado estadual Frei Anastácio (PT), nesta terça-feira (29), dirigiu uma das missas que estão sendo realizadas durante o velório do arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, falecido no último domingo.

Durante a celebração, na Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, o petista exaltou a boa relação de José Maria com os trabalhadores. O caixão do religioso, inclusive, está coberto com uma bandeira da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

O local onde o Dom José será enterrado é o mesmo em que o também arcebispo emérito Dom Marcelo Carvalheira foi sepultado em março deste ano e já sendo preparado para a cerimônia de sepultamento às 16h.

Biografia - Dom José Maria Pires, faleceu na noite deste domingo (27) em Belo Horizonte após sentir-se mal. O corpo foi velado na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, também em Belo Horizonte antes de ser encaminhado para a Paraíba.

O arcebispo emérito nasceu em 15 de março de 1919, no distrito de Córregos, que pertence a Conceição do Mato Dentro (MG). Tinha 70 anos de ordenação sacerdotal e 60 anos de episcopado. Filho de Eleutério Augusto Pires e Pedrelina Maria de Jesus, entrou para o seminário em Diamantina (MG), aos 12 anos de idade. Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1941, e recebeu a ordenação episcopal em 22 de setembro de 1957. Seu lema episcopal: Scientiam Salutis (A Ciência da Salvação).

Sua trajetória foi marcada pela defesa dos negros, dos pobres e dos oprimidos. O bispo mais antigo (em ordenação episcopal) do Brasil, foi bispo de Araçuaí, membro da Comissão Central da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidente da Comissão Episcopal Regional do Nordeste, escritor e um dos poucos sacerdotes que participaram do Concílio Vaticano II. Também se posicionou com firmeza ao lado dos que lutavam pelo fim da ditadura, mas sem perder a singular capacidade que tinha de dialogar com aqueles a quem claramente se opunha.

Dom José Maria Pires residia na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Portalpatos

Fonte: Yves Feitosa/Albemar Santos

portalpatos
Leia Também

Comentários


comercial
Panetone da parati 450g frutas cristalizadas
13R$,85
comercial
Panetone da parati 450g chocolate
13R$,85