portalpatos
publicidade

Aplicativo auxiliará pessoas interessadas em saúde e bem-estar animal

No dia 4 de dezembro, durante o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), em Belém do Pará, vai ser lançado um aplicativo gratuito chamado Saúde Animal. A ferramenta é indicada para veterinários, criadores e pessoas interessadas em saúde e bem-estar animal. Quem dá mais detalhes é o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques.

“Nós estamos focando toda a questão sanitária, a questão de trânsito, a questão de comércio de animais de interesse da produção como bovinos, suínos, aves, animais aquáticos, etc. Informações referentes a pets como cachorro, gato… Bom, ele é uma inovação, é uma solução colaborativa, com conteúdo e todo o desenho, e a coordenação disso sendo feita pelo Ministério da Agricultura, em especial o Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária”, disse o diretor.

Por meio dele, vai ser possível enviar notificações às autoridades sanitárias sobre suspeitas de ocorrências de doenças, focos, de uma forma bem mais rápida e fácil. Além disso, também vai ser mais simples acessar as informações, manuais e legislação federal e estadual e os códigos sanitários da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como explica Marques:

“Ele praticamente é uma biblioteca virtual onde existe a condição de atualizar a cada momento todas as informações de legislações referentes à área específica, manuais de colheita de amostra, de encaminhamentos de amostra, laboratório, que tipo de amostra a coletar, como conservar, para onde enviar. Então ele permite a todos os veterinários envolvidos no processo, bem como os produtores rurais, estreitar esta comunicação entre o serviço veterinário oficial e o dono dos animais”.

O aplicativo é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS e disponibiliza um atendimento virtual para responder perguntas dos usuários em português, inglês e espanhol, em áudio e texto.

A expectativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é que o aplicativo deverá ser utilizado por um milhão de usuários, com base nas estimativas atualizadas de que há no Brasil aproximadamente cinco milhões de propriedades rurais e 120 mil veterinários.

Portalpatos

Fonte: Portalcorreio

portalpatos
Leia Também

Comentários


comercial
Panetone da parati 450g frutas cristalizadas
13R$,85
comercial
Panetone da parati 450g chocolate
13R$,85