portalpatos
publicidade
quarta-feira, 20 de junho de 2018

Mais de seis mil contribuintes paraibanos caem na malha fina do Imposto de Renda 2017

Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros

Mais de seis mil contribuintes paraibanos tiveram suas declarações retidas na malha fina do Imposto de Renda 2017, de um total 17.306 pessoas averiguadas, devido a inconsistências das informações dadas pelos contribuintes nas declarações. O número é um pouco menor do que no ano passado – 14.376.

De acordo com a Receita Federal, a quantidade de declarações retidas corresponde a 2% do total das 289.981 declarações recebidas em 2017, ano-base 2016.

Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros.

De acordo com a Receita, os erros mais comuns são nas despesas de comprovação de rendimentos, erro do CNPJ e no cruzamento de rendimentos. “Despesas médicas acontecem muitas irregularidades”, alertou um auditor fiscal.

“Quando notamos apenas erros no preenchimento das declarações corrigimos sem a necessidade do contribuinte ser convocado para prestar esclarecimento, caso contrário convidamos a pessoas para aprestar esclarecimentos”, disse.

De acordo com a auditoria fiscal do Fisco, em alguns casos um mês após ser efetuada a correção nas declarações do IR o contribuinte terá seu imposto retido devolvido. Outras vezes, o contribuinte só é ressarcido nos lotes residuais.

Portalpatos

Fonte: Clickpb

portalpatos
Leia Também

Comentários