portalpatos
publicidade
quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Água da transposição será levada para Acauã, garante governador

Apesar de vereador de Campina Grande entrar com ação no Ministério Público pedindo fechamento de comportas, Ricardo Coutinho garante que água será enviada para outros reservatórios na PB

O vereador Márcio Melo Rodrigues (PSDC Campina Grande) vai entrar com uma ação junto ao Ministério Público Federal para proibir a abertura das comportas do reservatório Epitácio Pessoa para o açude Acauã. Ele alega que o açude ainda está com 12% da capacidade e que ainda é cedo para abrir as comportas.

Para o governador Ricardo Coutinho (PSB) o posicionamento do vereador é fruto de um posicionamento errado. "Eles eram contra o fim do racionamento. Queriam que Campina Grande continuasse sem água. Hoje o Boqueirão chega a 50 milhões de metros cúbicos de água. É quase tanta água quanto Gramame/Mamuaba, que fornece para a região de João Pessoa, ou seja, pra muito mais gente", explicou o governador.

Ele revelou, ainda, que a Agência Nacional de Águas e a Agência Estadual estão trabalhando em uma resolução para a liberação da água. "A água da transposição foi feita para isso. A segurança hídrica está sendo oferecida pelo fornecimento contínuo da água do São Francisco. Não depende da chuva. Se o Boqueirão não estivesse no caminho, Acauã estaria pegando a água da transposição direto", disse.

Ricardo ainda destacou que a água não pertence a Campina Grande. "Nem o açude, que se fosse por essa lógica, o açude pertencer à cidade, o Epitácio Pessoa está na cidade de Boqueirão e não em Campina. A água é do povo. É para atender Campina Grande, atender o Cariri, o Curimataú quando concluir a Transparaíba, vai descer para Acauã e, de lá, vai ser transposta para o Litoral Norte e para o Brejo por meio do Canal Acauã-Araçagi", concluiu.

O reservatório Acauã, na cidade de Itatuba, segundo levantamento da Agência Estadual de Águas, está com menos de 5% de sua capacidade de armazenamento.

Portalpatos

Fonte: Clickpb

portalpatos
Leia Também

Comentários