portalpatos
publicidade
sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Campanha internacional pretende fortalecer papel da enfermagem no Brasil


Com objetivo de valorizar e destacar a importância do papel dos profissionais da enfermagem na contribuição de uma assistência à saúde, pautada na qualidade e na resolutividade, a campanha global Nursing Now chegou ao Brasil. Pelos próximos dois anos serão adotadas ações para melhorar a capacitação desses profissionais, com foco no enfrentamento dos desafios de saúde do século 21, a fim de colocá-los no centro das discussões das políticas públicas de saúde.

Mas para o sucesso dessa missão, é preciso uma articulação entre diversos países e instituições, como explica Claudia Laselva, diretora de Operações e Enfermagem do Hospital Albert Einstein e membro do Grupo de Trabalho do Nursing Now Brasil.

“Eu tenho feito contato com vários países que estão representados por meio de conselhos ou de algumas instituições. Passamos a fazer um diagnóstico do status da enfermagem nesses diversos países e estamos desenvolvendo projetos, justamente focados nas necessidades da enfermagem, para que ela possa ter uma liderança ativa nas questões que envolvem a saúde populacional”.

 O programa Nursing Now nasceu de uma parceria entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) que, juntos, buscam chamar a atenção dos governos dos países integrantes da ONU, para que valorizem os profissionais de enfermagem. No Brasil, o Ministério da Saúde apoia a iniciativa e se comprometeu a colaborar, principalmente, em relação a melhoria na qualificação dos profissionais.

Portalpatos

Fonte: Assessoria

portalpatos

Leia Também

Comentários