audios play pause vol- vol+
Programa Espaço Livre
9/8/2019

Prefeitos da Paraíba têm contas de aplicativos de mensagens clonadas

materia

Cinco prefeitos da Paraíba relataram terem sido vítimas da clonagem de suas contas no aplicativo WhatsApp. Entre eles, o gestor da cidade de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).

O prefeito campinense teria sido alertado por alguns de seus secretários, no momento em que eles passaram a receber mensagens consideradas estranhas, do número vinculado à rede social. Romero então procurou a Polícia Civil e saiu de grupos do WhatsApp.

Em entrevista à Rádio Campina FM, o professor e advogado especialista em crimes digitais Cláudio Lucena falou sobre a gravidade do golpe por meios digitais.

– Estamos tendo agora a manifestação de um fenômeno que já está aí há bastante tempo. Há vulnerabilidades na comunicação. Claro que elas foram ajustadas com o passar do tempo, mas não foram eliminadas – disse.

O professor explicou que esse tipo de “falha” no aplicativo de mensagens é comum. Porém, só ganhou visibilidade agora, advindo do cenário mundial e nacional.

– Nós estamos vivendo uma discussão ampla sobre isso, o que fez com que se abrisse espaço para uma maior preocupação. Esses aplicativos, tendo o recurso da criptografia, continuam sendo seguros. Mas, o que não dá pra impedir é invasão dentro do próprio dispositivo – afirmou.

Cláudio citou situações em que a vítima esquece o celular desbloqueado ou até mesmo usa o aplicativo WhatsApp do computador. Sendo ele, esses pequenos descuidos podem facilitar muito os golpes.

– O ideal agora é que as pessoas ativarem a autenticação da identidade dos dados. Quanto mais obstáculos você colocar no acesso a esses dados, menos chance você terá de ter seus dados invadidos – contou.

Os prefeitos Tiago Castro (PSB), de Cabaceiras; Hélder Trajano (DEM), de São João do Cariri; Jonas Souza (PSD), de Montadas; e Inara Marinho (PSDB), de São Domingos do Cariri, também relataram terem sofrido o mesmo tipo de golpe.

Portalpatos

Fonte: Paraibaonline

Comentários


subir

Estúdio e Redação

Rua Vereador Severino Fernando de Assis, 200 - Belo Horizonte | Patos - PB
Tels - 9.9831.0065 | 9.8863.5204 | 9.8105.1022
CNPJ: 19.917.902/0001-15
email: mariolocutor@gmail.com; mauriciopatos2005@gmail.com