portalpatos
publicidade
terça-feira, 12 de novembro de 2019
CIDADE - 21/10/2019

Hospital promove Dia da Doação de Cabelos para confeccionar perucas para pacientes de câncer


Cabeleireiros voluntários estarão das 8h as 11h30 à espera das pessoas que se dispuserem a doar parte de seus cabelos para ajudar as pacientes.

O Hospital do Bem promove nesta segunda-feira (21), o Dia da Doação de Cabelos que serão utilizados para confecção de perucas para pacientes de câncer, em Patos, na Paraíba. Cabeleireiros voluntários estarão das 8h as 11h30 à espera das pessoas que se dispuserem a doar parte de seus cabelos para ajudar as pacientes que, por conta do tratamento quimioterápico, perderam o cabelo.

“Estamos comemorando o Outubro Rosa e festejando o aniversário de um ano de funcionamento do Hospital e, ao longo deste mês, estamos realizando várias atividades alusivas à campanha e o Dia do Corte de Cabelo será uma delas”, destaca a diretora geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Liliane Sena. 

O Hospital do Bem integra o Complexo e atua desde setembro do ano passado, com foco nos casos de câncer de Mama, Útero, Próstata e Pele.

Ainda segundo Liliane, a proposta de realizar o Dia da Doação de Cabelo surgiu como forma de contribuir para o resgate da autoestima das pacientes. “O cabelo influencia muito na questão estética e, portanto, na autoestima das pacientes e nem todas têm condições de comprar uma peruca. Dai, surgiu a ideia de realizar essa ação e a partir daí poder contribuir para que mais perucas possam ser confeccionadas e doadas”, destaca Liliane.


Essa semana, dentro da programação do Outubro Rosa do Hospital do Bem, aconteceram várias Rodas de Conversa. No dia 15, o tema trabalhado foi “A Importância da Alimentação para prevenção e tratamento do Câncer!”, com a médica oncologista, Nayarah Castro e a Nutricionista Riama Sobral. Nas abordagens para pacientes e acompanhantes, as profissionais transmitiram diversas informações relevantes sobre a importância de uma alimentação equilibrada e desvendaram alguns mitos relacionados à alimentação.

Na tarde do dia 17, aconteceu um Bate Papo com profissionais da área de Saúde sobre o tema “Alimentação, Atividade Física e Saúde!”. A Nutricionista Larruama Fernandes, o profissional de Educação Física, Coordenador do Curso de Educação Física da UNIFIP, Nalfranio Sátiro, e a Dra. Nayarah Castro falaram sobre esse tema sob a ótica de suas respectivas áreas de atuação, além de responder a diversos questionamentos dos presentes.

E na tarde do dia 18, foi realizado outro Bate Papo, desta vez sobre o tema “Avaliação de Feridas Crônicas e condutas terapêuticas em feridas oncológicas!”. A abordagem foi feita pelo enfermeiro, Petrônio Gouveia, professor do curso de Medicina da UNIFIP. As programações do Outubro Rosa e de comemoração de um ano de funcionamento do Hospital do Bem prosseguem com atividades até o dia 30.

Portalpatos

Fonte: ClickPB

portalpatos

Leia Também

Comentários