17/3/2020

Secretaria de Saúde explica critérios para a realização de teste de Covid-19

53534

De acordo com a SES, os testes são ofertados apenas na rede pública, para pacientes que se encaixem no quadro clínico determinado pelos critérios do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nota explicando os critérios para a realização de testes para o novo coronavírus, o Covid-19, após o ClickPB publicar denúncia de um estudante de medicina que relatou que colegas tiveram o exame negado.

De acordo com a SES, os testes referentes ao novo coronavírus (Covid-19) são ofertados apenas na rede pública, para pacientes que se encaixem no quadro clínico determinado pelos critérios do Ministério da Saúde. Para fazer o teste é preciso: 

•    Ter mantido contato pessoal com algum caso suspeito, ou confirmado, do coronavírus;
•    Ter chegado de viagem nos últimos 15 de uma área de transmissão sustentada, quando não há como determinar o histórico da contaminação (destinos internacionais, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador);
•    Apresentar, obrigatoriamente, febre e pelo menos sintoma de gripe comum (coriza, dor de garganta, tosse, espirro).

Ainda segundo a SES, é importante que a população procure o serviço de saúde correto, de acordo com a gravidade do quadro. Em caso de dúvidas a SES disponibiliza o plantão 24h através do telefone 99146-9790. 

Para os pacientes com histórico de contato com casos suspeito ou confirmado, ou histórico de viagem para as regiões com transmissão comunitária da doença e que apresente sintomas de febre e pelo menos mais um sintoma de gripe (coriza, dor de garganta, tosse, espirro) deve ser procurado a rede de atenção básica para notificação e realização do exame.

A SES reforça que o hospital deve ser buscado apenas nos casos graves, ou seja, por pacientes que apresentem sintomas graves como falta de ar. A população que tiver acesso a rede de saúde suplementar (planos de saúde) pode recorrer à clínicas particulares e consultórios. O médico notificará ao município que deverá fazer a coleta do caso suspeito.

A Secretaria enfatiza também que os critérios para teste e atendimento são estabelecidos pelo Ministério da Saúde e garantem o atendimento adequado a população. A Paraíba segue sem caso confirmado do Covid -19 e, por conseguinte, não é uma área de transmissão sustentada.

Portalpatos

 

Comentários (0) 

Fonte: ClickPB

Comentários


subir

Estúdio e Redação

Cels - 9.9831.0065 | 9.8863.5204 | 9.8105.1022
mariolocutor@gmail.com; mauriciopatos2005@gmail.com