31/10/2022
Estresse no trabalho: como não abrir mão do seu bem-estar? Estresse no trabalho: como não abrir mão do seu bem-estar?
62789

O autocuidado é essencial em todos os momentos do dia a dia e pode ser fundamental na hora de enfrentar as tensões relacionadas ao trabalho

Estar entre os líderes nem sempre é motivo para celebrar: você sabia que o Brasil é um dos países com mais casos de Burnout no mundo? Uma informação que escancara a dificuldade de trabalhadores em equilibrar vida pessoal e profissional, lidando melhor com as tarefas, compromissos e pressões, e um alerta para as corporações, que até mesmo por estratégia de atração de talentos, precisam criar frentes dedicadas ao bem-estar no trabalho. 

Há pouco tempo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) apontou que o estresse atinge cerca de 90% da população mundial; além disso, dados de 2019 da entidade colocavam o Brasil no topo entre as nações mais ansiosas

O que é Burnout? 

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional conectado ao esgotamento profissional, isto é, quando exaustão física e mental são produto do trabalho, e geralmente atreladas à alta responsabilidade e excesso de demandas, por exemplo.  

Segundo o Ministério da Saúde, esses são alguns dos sintomas que podem estar associados ao Burnout: dores de cabeça frequentes, falta de apetite, extremo cansaço físico e mental, dificuldades para dormir e se concentrar, sentimentos negativos, isolamento, entre outros. Ainda de acordo com informações disponibilizadas pela pasta em seu site oficial, os sintomas podem surgir de forma leve, se intensificando ao longo do tempo. 

Como prevenir 

Antes, é preciso lembrar que, desde o início de 2022, a Síndrome passou a ser considerada uma doença ocupacional, porém outro detalhe crucial é: existe tratamento e o acompanhamento médico especializado é imprescindível. De todo modo, é indispensável adotar o autocuidado como um modelo de prevenção. 

Do lado das corporações, torna-se cada vez mais importante estabelecer políticas que visem o bem-estar de seus colaboradores, fomentando uma cultura organizacional pautada não somente em produtividade, mas na saúde mental. 

Muito estresse no trabalho? O final de ano costuma trazer consigo o peso da cobrança por resultados e as inúmeras atividades acumuladas, mas com eventos globais tão próximos (Copa do Mundo, Natal e Ano Novo), 2022 surge como um mar de possibilidades, porém requer atenção. Confira 6 dicas para se cuidar melhor e manter a calma mesmo em momentos de tensão. 

  1. Exercícios físicos: o condicionamento costuma garantir mais energia aos praticantes. Ao realizar atividades físicas, substâncias que dão sensação de bem-estar são liberadas no corpo, como a endorfina. 
  2. Objetivos profissionais: a ideia de ser protagonista da própria carreira pode parecer complexa para alguns, entretanto, desenhar o próprio futuro e colocar na ponta do lápis os objetivos pode auxiliar no acompanhamento da evolução do plano. Lembre-se: crie metas desafiadoras, porém factíveis, ou seja, possíveis de se realizar. Isso pode facilitar percepção de avanço e evitar uma autocobrança exagerada. 
  3. Cuide da mente: se conhecer é parte de um processo indispensável para identificar tudo aquilo que é capaz de te impactar positiva ou negativamente. Não deixe de ser gentil consigo mesmo, medite, leia livros, tenha hobbies saudáveis. 
  4. Trabalho x descanso: levar trabalho para casa ou simplesmente não respeitar os horários de descanso, talvez esses sejam dois dos principais erros cometidos pelos profissionais. Não faça disso um hábito, cuidar-se exige autocomprometimento. 
  5. Respiração: exercícios de respiração podem ser excelentes formas de reduzir o estresse e controlar a ansiedade em momentos de tensão no trabalho. 
  6. Respeite os próprios limites: absolutamente todos têm limitações, todavia elas não estão conectadas à improdutividade ou incapacidade. Se organize de forma macro, mas tenha visão dos detalhes, assim você poderá dosar esforços e explicar melhor entregas e atrasos. 

Portalpatos 

Fonte: Terra

Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Mauricio
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico
  • Técnico de Contabilidade
  • Técnico de Informática
  • Desenvolvedor Multi-Plataforma Android / IOS
  • Master Power BI T-SQL
  • MySQL | SQLServe | NoSQL | PostgreSQL
  • Designer Gráfico
  • Editor Gráfico