05/06/2019
Estabelecimentos são autuados por furto de energia, em Monteiro, PB Estabelecimentos são autuados por furto de energia, em Monteiro, PB
50840

Só em 2019, mais de 50 unidades foram inspecionadas em Monteiro, das quais 36 foram detectadas com irregularidades.

Pelo menos três estabelecimentos foram autuados em flagrante, nesta terça-feira (5), por furto de energia, durante uma operação da Energisa, Polícias Civil e Militar e Instituto de Perícia Criminal (IPC), em Monteiro, na Paraíba. Só em 2019, mais de 50 unidades foram inspecionadas em Monteiro, das quais 36 foram detectadas com irregularidades.

A ação desta terça foi desenvolvida após o centro de inteligência e combate as perdas da Energisa detectar uma grande variação no consumo dessas unidades. Uma equipe da fiscalização juntamente com a Polícia Civil e o IPC foram ao local e constataram desvios de energia nos medidores.

Estima-se que, anualmente, o desvio de energia no município de Monteiro é de aproximadamente 795 MWh, valor suficiente para atender cerca de 500 unidades consumidoras por um ano. A perda arrecadada é de, em média, R$ 146 mil.

“Em função do furto de energia, o Governo do Estado deixa de arrecadar mais de R$ 35 milhões de ICMS por ano. A população perde com isso, uma vez que os valores poderiam ser revertido em infraestrutura básica, como saúde e educação, por exemplo”, ressalta Daniel Andrade, gerente do departamento de combate a perdas.

Para denunciar o furto de energia de forma rápida e anônima, a população pode entrar em contato com a Energisa através do call centre 0800 083 0196, pelo site, aplicativo para smartphone Energisa On ou na Agência de Atendimento da cidade.

Portalpatos

Fonte: G1/PB

Comentários


Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Mauricio
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico