O delegado da Delegacia de Defraudações de Campina Grande, Gerônimo Barreto, alertou a população sobre alguns golpes que vêm sendo praticados no ambiente virtual, inclusive utilizando-se da nova ferramenta de transferência bancária, o Pix.
De acordo com ele, é perceptível o quanto o Pix favorece as transações lícitas de forma prática e útil, mas é importante ter em mente que, da mesma forma que os progressos trazem desenvolvimento e aspectos positivos, acabam abrindo brechas para ilegalidades.
O delegado destaca que a ferramenta não coloca um limite de horário para as transações e pode facilitar que o dinheiro seja repassado para diversas contas, inclusive, em algumas delas sem vínculo direto do CPF com o código, o que dificulta o trabalho policial em tentar responsabilizar os infratores e obter os recursos de volta.
“Lembramos que os golpes de uma forma geral, e aí o Pix também se aplica eles, geralmente são pedidos de valores, a maioria dos quais com uma possível promessa de benefício que dão uma vantagem muito grande, um objeto com uma valor muito baixo, ou um pedido de empréstimo que não é comum que a pessoa que está solicitando faça”.
Em todos os casos, segundo Gerônimo, é imprescindível ter cautela, tal como em ambientes presenciais quando trata-se de valores.
“O ambiente virtual facilita as coisas, mas nem tudo é sério, nem tudo é verdade. Em caso de dúvida procure se certificar com a pessoa que está passando esse pedido, ou com a instituição financeira à qual você está vinculado”, finalizou.
Portalpatos
Fonte: Paraibaonline