19/05/2023
Federação Paraibana de Futebol e Ministério Público se unem contra manipulação de resultados Federação Paraibana de Futebol e Ministério Público se unem contra manipulação de resultados
64318

A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) e o Ministério Público da Paraíba (MP-PB) anunciaram uma parceria estratégica para combater a manipulação de resultados no futebol do estado. Durante um encontro realizado na quinta-feira (18), a presidente da FPF-PB, Michelle Ramalho, e o promotor de Justiça Romualdo Tadeu, coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), ligado ao MP-PB, propuseram a criação de um Termo de Cooperação Técnica.

A reunião teve como foco principal a Operação Penalidade Máxima, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), que investiga fraudes em apostas esportivas envolvendo diversos campeonatos no Brasil. Além das séries A e B do Brasileirão, pelo menos 12 estaduais foram mencionados nas investigações.

No encontro, ficou estabelecida a proposta de um Termo de Cooperação Técnica entre a FPF-PB e o MP-PB. O Nudetor terá acesso aos relatórios enviados à Federação pela empresa SportRadar, integrante do Sistema Universal de Detecção de Fraudes (UFDS), bem como a informações atualizadas sobre os dados cadastrais de jogadores profissionais e árbitros vinculados à Federação Paraibana. O MP-PB também foi convidado a participar de reuniões técnicas, como conselhos arbitrais de campeonatos organizados pela FPF.

Dentre as ações propostas, destaca-se o engajamento dos clubes, da Federação e dos órgãos de controle no combate à manipulação de resultados, por meio da criação de um canal de denúncias estabelecido pelo Termo de Cooperação Técnica. Além disso, serão implementadas campanhas educativas, como palestras, seminários e simpósios, direcionadas a clubes, jogadores, dirigentes, comissões técnicas e todos os envolvidos direta ou indiretamente nas partidas de futebol dos campeonatos patrocinados pela FPF.

Outra medida importante é a adoção de regras específicas no regulamento das competições, visando punir clubes, jogadores ou dirigentes envolvidos em práticas de manipulação de resultados. Também será proposta a inclusão de cláusulas explícitas sobre condutas ilícitas e suas respectivas penalidades nos contratos de trabalho dos jogadores profissionais de futebol.

Portalpatos

Fonte: Wscom

Comentários


Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Mauricio
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico