25/03/2025
Vereador Rafael Policial apresenta situação atual de animais de rua à secretário em Audiência Pública Vereador Rafael Policial apresenta situação atual de animais de rua à secretário em Audiência Pública
foto 69632

O vereador Rafael Policial (união) participou de Audiência Pública recentemente realizada na Câmara Municipal de Patos a qual tratou da apresentação de  Relatório de Gestão do 3º quadrimestre de 2024 sob a gestão do atual secretário de saúde Leônidas Dias.

A presença de animais em situação de rua tem se tornado uma pauta urgente em Patos. O aumento do número de cães soltos pelas vias públicas tem ocasionado acidentes e ataques, gerando apreensão entre os moradores. Na oportunidade o parlamentar explicitou ao secretário Leônidas sua preocupação sobre a questão dos animais de ruas que vem demasiadamente na cidade causando sérios prejuízos a sociedade.

Rafael, reconheceu o empenho do prefeito de Patos Nabor Wanderley (republicanos) na distribuição dos recursos e no apoio ao trabalho desenvolvido pelas equipes do "Adota Patos" vislumbrando tecnicamente o amparo para manter o serviço oferecido a população pela ONG.

Ele salientou, de fato, sua preocupação com a proliferação desses animais, mas mostrou-se bastante apreensivo com a agressividade deles e isso deixa a população temerosa, cujo relato de muita gente é ter sido atacada por cães de rua por diversas vezes.

Diante da gravidade da situação, o vereador Rafael Policial provocou o discurso nessa mesma Audiência Pública sugerindo ao secretário Leônidas Dias, soluções voltadas à proteção e ao bem-estar animal, porém principalmente a segurança da sociedade que se encontra vulnerável aos ataques de cães. 

O vereador reconheceu o trabalho do CCT (Centro de Castração e Tratamento) na redução da população animal no município, mas sugeriu ao secretário Políticas Públicas a fim de minimizar a situação, visto que, segundo ele, mesmo com o trabalho realizado pelas, a equipes os cães são devolvidos a Rua e onde se observa a preocupação com os ataques.

"Agente, todo dia recebe relato", sobre os ataques. 

O vereador sugeriu ao secretário montar um "piloto" no bairro dos Estados, inicialmente e a ideia é contar com o apoio da própria população.

O secretário Leônidas Dias afirmou que a gestão municipal está aberta ao diálogo e busca soluções conjuntas para enfrentar o problema.

Apesar de ter outra finalidade, a audiência também serviu no reforço a necessidade de ampliar as iniciativas de proteção animal e fortalecer a parceria entre a ONG Adota Patos, voluntários, governo e sociedade civil.

Portalpatos

Escute o áudio a baixo:

Fonte: Assessoria/RP

Fala do vereador Rafael

Comentários

Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Maurício
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico