Inmet lança novo alerta umidade abaixo de 30% para 107 cidades da Paraíba, incluindo Patos-PB. Confira!Inmet lança novo alerta umidade abaixo de 30% para 107 cidades da Paraíba, incluindo Patos-PB. Confira!
O Inmet emite três níveis de alerta, o amarelo, o laranja e o vermelho, sendo o primeiro de menor potencial de danos.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou na manhã de hoje (4) um novo aviso de perigo potencial devido à baixa umidade para 107 cidades paraibanas. Ontem, 81 cidades estavam sob alerta no estado.
O Instituto emite três níveis de alerta, o amarelo, o laranja e o vermelho, sendo o primeiro de menor potencial de danos. O aviso do Inmet é válido até às 21h de hoje.
Até a noite, a umidade relativa do ar nas cidades afetadas estará variando entre 30% e 20%. Nesses casos, há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
O Inmet orienta que, sob essas circunstâncias, a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
O risco de umidade do ar abaixo de 30% é alto, pois causa ressecamento de pele e mucosas, irritação nos olhos, tosse seca e maior propensão a infecções respiratórias (gripe, rinite, asma), além de agravar problemas cardiovasculares, pois o sangue engrossa.
Para o Inmet, níveis menores de 20% são alerta, já menores de 12% é emergência, exigindo hidratação, umidificação ambiental e evitar atividades físicas em horários de pico para proteção.
Caso seja necessário, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cidades afetadas pelo alerta do Inmet
Água Branca
Aguiar
Amparo
Aparecida
Areia de Baraúnas
Assunção
Belém do Brejo do Cruz
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bom Jesus
Bom Sucesso
Bonito de Santa Fé
Brejo do Cruz
Brejo dos Santos
Cachoeira dos Índios
Cacimba de Areia
Cacimbas
Cajazeiras
Cajazeirinhas
Carrapateira
Catingueira
Catolé do Rocha
Condado
Coremas
Cubati
Curral Velho
Desterro
Diamante
Emas
Frei Martinho
Gurjão
Igaracy
Imaculada
Itaporanga
Jericó
Joca Claudino
Juazeirinho
Junco do Seridó
Juru
Lagoa
Lastro
Livramento
Mãe d’Água
Malta
Manaíra
Marizópolis
Mato Grosso
Maturéia
Monte Horebe
Nazarezinho
Nova Olinda
Nova Palmeira
Olho d’Água
Ouro Velho
Parari
Passagem
Patos
Paulista
Pedra Branca
Pedra Lavrada
Piancó
Picuí
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Pombal
Prata
Princesa Isabel
Quixaba
Riacho dos Cavalos
Salgadinho
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Luzia
Santana dos Garrotes
Santa Teresinha
Santo André
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Francisco
São João do Rio do Peixe
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Espinharas
São José de Piranhas
São José de Princesa
São José do Bonfim
São José do Brejo do Cruz
São José do Sabugi
São José dos Cordeiros
São Mamede
São Vicente do Seridó
Serra Branca
Serra Grande
Soledade
Sossêgo
Sousa
Sumé
Taperoá
Tavares
Teixeira
Tenório
Triunfo
Uiraúna
Várzea
Vieirópolis
Vista Serrana
Ouras áreas afetadas pelo alerta do Inmet
Central Potiguar, Sertão Pernambucano, Oeste Potiguar, Borborema, Centro-Sul Cearense, Jaguaribe.
Como se prevenir de problemas
Diversas medidas preventivas podem amenizar o desconforto e os danos a saúde provocados pela baixa umidade do ar, como:
Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento;
beba muita água durante o dia, mesmo que não sinta sede;
não coloque as mãos na boca, nariz e olhos;
pratique exercícios físicos antes das 10h e após as 16h para proteger-se do sol;
use cosmético com protetor solar para hidratar e proteger a pele;
aproveite o vapor da água do banho para lubrificar as narinas — respire fundo.
Cuidados com o ambiente
Evite aglomerações e a permanência em locais fechados e com baixa circulação de ar;
deixe a casa sempre limpa e arejada. A sombra excessiva e o tempo seco favorecem a proliferação de ácaros e fungos em móveis, cortinas, carpetes e tapetes. Por isso, abra as janelas e deixe o sol bater por um tempo dentro dos cômodos;
não use vassouras que espalham pó por onde passam, prefira aspiradores ou panos úmidos;
ligue os ventiladores de teto no sentido contrário para puxar o ar para cima. Ligados para baixo, espalham poeira e contaminam o ar;
não queime lixo e mato para não prejudicar a saúde das pessoas ou provocar queimadas.
Portalpatios
Por: Por Mônica Melo
Comentários
O utilizador reconhece e aceita que o PORTALPATOS.COM, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PORTALPATOS não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.