11/09/2026
Pacto assinado em João Pessoa prevê ambiente mais seguro para trabalhador e qualificação da mão-de-obra na construção civil Pacto assinado em João Pessoa prevê ambiente mais seguro para trabalhador e qualificação da mão-de-obra na construção civil
foto 74594

Nos últimos anos João Pessoa vem se consolidando como local em ascensão no setor da construção civil, em razão do aquecimento do mercado e expansão da busca por imóveis

Na tarde desta sexta-feira (11) foi assinado o Pacto do Trabalho Decente para proporcionar melhores condições de trabalho nos canteiros de obras em todo o país, como acompanhou o ClickPB. O evento aconteceu em João Pessoa e contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, do Presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Eduardo Aroeira, e do presidente do Sinduscon-JP, Ozaes Mangueira Filho.

Dentre as principais metas do pacto estão o fim do trabalho infantil, do trabalho análogo à escravidão, além da promoção de ambiente de trabalho mais seguro e saudável e qualificação de mão-de-obra. De acordo com fala de representante do Ministério do Trabalho e Emprego durante o evento, o pacto vem sendo discutido desde 2023.

De acordo com ele, “são objetivos muito simples, mas que estamos tendo dificuldade em atingir. Conseguir promover a eliminação, de qualquer forma, de trabalho infantil no setor da construção, erradicar qualquer tipo de trabalho análogo à escravidão, promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis para o trabalhador, qualificarmos nossa mão-de-obra, para que nós possamos ter trabalhadores qualificados para que possam trabalhar no setor da indústria e também fomentar as negociações coletivas”.

“Um dos principais pontos para que a gente possa fazer com que esse pacto seja efetivado e tenhamos entregas é a mesa de diálogo que está prevista e será instalada em algumas semanas a partir da indicação de membros dos signatários”, comentou o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, que ainda complementou ao explicar que “essa mesa terá o trabalho de elaborar um plano de ação com entregas, metas, responsáveis, prazos, para que nós possamos, de forma coletiva, de forma tripartite, atingir os resultados que pretendemos com esse pacto”.

Nos últimos anos João Pessoa vem se consolidando como local em ascensão no setor da construção civil, em razão do aquecimento do mercado e expansão da busca por imóveis. A assinatura do pacto visa assegurar o compromisso conjunto entre as entidades do setor produtivo e o poder público para proporcionar o aperfeiçoamento das relações trabalhistas e pela promoção de condições de trabalho dignas e sustentáveis nos canteiros de obra em todo o país.

Portalpatos

Fonte: ClickPB

Por: Camila Bezerra

Comentários

Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Maurício
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico