20/10/2026
Programa Minha Cidade destaca cultura e história de Patos na celebração dos 123 anos da cidade sertaneja Programa Minha Cidade destaca cultura e história de Patos na celebração dos 123 anos da cidade sertaneja
foto 74963

Conhecida como a Morada do Sol, Patos, que completa 123 anos de história neste sábado (24), é o cenário do próximo especial do Minha Cidade, das TVs Cabo Branco e Paraíba. A produção percorre ruas, paisagens e espaços da cidade para mostrar como o sol, a crônica e, principalmente, as pessoas ajudam a construir a identidade patoense. Com mais de 100 mil habitantes, o município é apresentado a partir de diferentes olhares, que passam pela origem do território, pela relação com o clima e pelas memórias de quem nasceu e vive na região.

A história de Patos ganha espaço na narrativa a partir das explicações do historiador Damião Lucena. O programa revisita a ocupação do território, a presença dos povos Pegas e Panatis, a chegada dos primeiros colonizadores e a importância das fazendas de gado para a formação do povoado. A origem do nome da cidade também é resgatada a partir da antiga lagoa próxima ao Rio Espinharas.

O clima também é um dos fios condutores do programa. A professora de engenharia florestal Ivonete Bakke explica as características que ajudam a entender o calor intenso de Patos e a relação entre o clima semiárido, a Caatinga, o relevo e a rotina da população. Nas ruas, moradores compartilham lembranças e percepções sobre a cidade. A agente cultural Perla Alves fala sobre a força dessas manifestações e sobre a cadeia de trabalho movimentada pela cultura, enquanto Mariah Sanfoneira participa de um momento musical dedicado ao forró.

A edição especial do "Minha Cidade: Patos", com reportagens de Matheus Aquino, produção de Letícia Oliveira e Matheus Aquino e direção de Danillo Tavares, vai ao ar no sábado (24), logo após o Minha Paraíba, nas TVs Cabo Branco e Paraíba. O projeto integra o núcleo de Entretenimento da Rede Paraíba, sob gerência de Guilherme Reis.

Portalpatos

Fonte: Jornal da Paraíba

Comentários

Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Maurício
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico