28/10/2026
Ex-primeira-dama de Patos pede desculpas por foto com boné e frase misógina contra Janja Ex-primeira-dama de Patos pede desculpas por foto com boné e frase misógina contra Janja
foto 75038

Após enorme repercussão negativa na sociedade patoense, a médica Mirna Noia Wanderley, esposa do ex-prefeito de Patos, Dinaldo Medeiros Wanderley Filho (Dinaldinho), veio a público na manhã desta quarta-feira (28) para se desculpar pela fotografia em que aparece usando um boné com a frase “Make Janja quenga again”, expressão depreciativa direcionada à primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja. 

Isso causou grande repercussão negativa diante da seguinte descrição em português: “Faça Janja quenga de novo”.

Na gravação, Mirna diz que errou ao usar o acessório e publicar a imagem, classificou como uma “brincadeira de muito mau gosto” e pediu desculpas às mulheres que se sentiram ofendidas, além de mencionar diretamente a primeira-dama.

Durante o pronunciamento, a médica afirmou que não imaginava a dimensão da repercussão e disse que a publicação não teve o objetivo de provocar as reações que ocorreram.

Ela também se desculpou por uma mensagem publicada no perfil do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, explicando que a referência à intervenção estaria relacionada, segundo ela, a suspeitas de fraude eleitoral, e não a uma intervenção no país.

Em comentário numa publicação do perfil oficial de Trump, Mirna escreveu em inglês: “Our election was rigged. We need intervention and help”. Com tradução de: “Nossa eleição foi fraudada. Nós precisamos e intervenção e socorro”.

Mirna afirmou ainda que a situação lhe trouxe um aprendizado e pediu que as pessoas considerassem que, por trás da publicação, existe uma pessoa, mãe, esposa e profissional. Ao encerrar, disse que o episódio não apaga sua trajetória nem o bem que afirma ter feito a outras pessoas, usando a frase “quem me conhece sabe”.

A foto provocou repercussão em Patos e motivou notas públicas de repúdio. Entre as manifestações estão as do coordenador da campanha do presidente Lula no município, Lenildo Morais, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Diversidade Humana e do diretório municipal do PCdoB.

Os pronunciamentos criticaram o uso de uma expressão de cunho sexual para atingir uma mulher no contexto do debate político e defenderam o respeito à dignidade feminina.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Diversidade Humana pediu a apuração administrativa e ética da conduta da médica pelos órgãos competentes, enquanto Lenildo Morais e o PCdoB destacaram que divergências políticas não devem justificar ataques pessoais e manifestações ofensivas contra mulheres.

Portalpatosa

Fonte: Por Wanessa Meira - Polêmica Patos


Comentários

Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Maurício
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico