23/11/2023
Novembro azul: CMP promove mais uma ação de saúde, desta vez, destinada ao público masculino Novembro azul: CMP promove mais uma ação de saúde, desta vez, destinada ao público masculino
65712

A Câmara Municipal de Patos promoveu na noite desta quarta-feira (22) mais uma Ação de Saúde, desta vez, destinada ao público masculino por ocasião da campanha Novembro Azul, que objetiva sensibilizar e conscientizar essa população em relação aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças. A população feminina também foi alvo de uma ação de saúde realizada no último dia 25 de outubro e que levou serviços de atendimento médico e de exames, especialmente para as servidoras da casa.

Na ação desta quarta (22), que também aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde – UBS Rita Palmeira, a exemplo de atendimento médico, odontológico, psicológico, testes rápidos, imunização e aferição de PA foram levados para as dependências da sede do Poder Legislativo, casa Juvenal Lúcio de Sousa. Durante a abertura das atividades, que aconteceu por volta das 18h, a mesa diretora homenageou alguns profissionais de saúde com atuação na UBS Rita Palmeira, com destaque para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS. Foram agraciados com comendas elaboradas especialmente para o evento, Junior Antero, Rogério Vieira e Claudemir Bento, esse último, além de ACS é presidente do Conselho Municipal de Saúde-CMS. Também foram homenageados: o secretário de saúde do município, Leônidas Dias, a médica Kaline Lígia e o médico urologista, cirurgião e videolaparoscopista, Dr. Marcílio Moreira, que proferiu palestra relacionada ao tema. Moreira, que presta atendimento no Hospital do Bem de Patos, também foi agraciado com um Voto de Aplausos de autoria da vereadora Tide Eduardo (União), aprovado por unanimidade pela casa. “Em recente Sessão Solene realizada nesta casa, nós homenageamos vários médicos com atuação em Patos pelos relevantes serviços prestados a nossa sociedade, e, a exemplo dos demais homenageados, Dr. Marcílio também é digno desse reconhecimento pelo seu trabalho, principalmente, com os acometidos com câncer tratados no hospital do bem”, justificou a presidente.

Palestra

Durante sua fala, o médico palestrante agradeceu aos vereadores pelo convite e se colocou à disposição pra retornar e contribuir com a disseminação de informações importantes que possam ajudar a população a compreender a importância dos cuidados necessários de prevenção. “É uma satisfação está aqui pela primeira vez e, sinceramente, espero vir aqui outras vezes”, confessou o profissional de saúde, cumprimentando o público presente e chamando a atenção em seguida, para a importância dos exames anuais “que não são preventivos, mas, infelizmente, necessários pra saber o andamento de doenças que, infelizmente, vão aparecer ao longo da vida dos homens”, sentenciou. Também chamou a atenção para a importância de os pais ficarem atentos e examinar, periodicamente, o pênis de seus filhos. “Existem doenças que acometem crianças, que se não for detectada precocemente, lá no futuro essa criança vai pagar um alto preço”, alertou o médico, citando como exemplo, os casos de fimoses “que são responsáveis pelo maior número de casos de câncer peniano”, revelou Moreira, citando números oficiais da Sociedade Brasileira de Urologia, que apontam que somente em 2022, o Brasil registrou 1.933 casos de câncer de pênis e 459 amputações. Ele destacou, ainda, a necessidade de uma mudança cultural entre os homens que resistem ir ao médico. “Por não procurar atendimento médico, existem dados do Ministério da Saúde que comprovam que 52% da população masculina morrem sem nunca ter procurado uma consulta especializada”, informou o urologista, lamentando que essa mesma estatística aponta que aqueles homens que procuram o serviço médico pela primeira vez “dificilmente sobrevivem a um internamento”, lamentou.

Além da presidente Tide Eduardo, participaram dessa ação de saúde, Fatíma Bocão, Republicanos; Marco César, Podemos; Ferré Maxixe, União; Nandinho, Avante e Ítalo Gomes, Republicanos. “Dada a importância desse evento, só lamento que está casa não esteja cheia”, observou Bocão. “Somos gratos por essa grande parcela de contribuição com a nossa sociedade”, resumiu Nandinho. “Parabenizo o Dr. Marcílio por essa aula que nos foi dada hoje”, relatou Marco César. “A câmara tem como função primordial legislar e discutir sobre matérias, mas, através de nossa presidente e dos demais pares, conseguimos ampliar debates sobre temas de grande relevância como o novembro azul e o outubro rosa”, assinalou Ítalo Gomes. “Não tenho nem palavras pra descrever a importância que teve sua vinda hoje aqui”, relatou Ferré Maxixe.

Após a palestra, a câmara ofereceu um coffee break para todos os presentes e, em seguida, foram oferecidos os atendimentos médico e de testes rápidos beneficiando dezenas de pessoas (homens e mulheres).

Portalpatos

Fonte: Assessoria/CMP

Comentários


Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Mauricio
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico
  • Técnico de Contabilidade
  • Técnico de Informática
  • Desenvolvedor Multi-Plataforma Android / IOS
  • Master Power BI T-SQL
  • MySQL | SQLServe | NoSQL | PostgreSQL
  • Designer Gráfico
  • Editor Gráfico