Um torcedor foi condenado por injúrias raciais contra Vinícius Jr., atacante do Real Madrid, e Samuel Chukwueze, jogador do Villarreal, em dois jogos realizados no estádio do Mallorca, no ano passado. A sentença, anunciada nesta quinta-feira pelo Real Madrid, inclui 12 meses de prisão, suspensa após o agressor ter enviado uma carta de desculpas a Vinícius Jr. e participado de um treinamento de conscientização contra discriminação.
Além da pena suspensa, o torcedor está proibido de frequentar estádios de futebol pelos próximos três anos. Embora o nome do agressor não tenha sido divulgado, o caso marca a terceira condenação criminal recente relacionada a insultos racistas direcionados a jogadores do Real Madrid.
Os incidentes ocorreram no estádio Son Moix, em Palma, onde, em vídeos gravados nas partidas, torcedores são ouvidos chamando Vinícius de “macaco”. O jogador brasileiro tem sido uma das vozes mais ativas contra o racismo nos campos espanhóis, denunciando repetidas vezes os abusos sofridos.
Outro caso mencionado envolve um menor que, em abril deste ano, insultou racialmente o meio-campista Aurelien Tchouameni, também do Real Madrid. O jovem também pediu desculpas, foi banido dos estádios por um ano, participará de atividades educativas e pagará uma multa.
Portalpatos
Fonte: Wscom