14/10/2025
Zambelli estuda pedir nova licença médica para não perder mandato por faltas Zambelli estuda pedir nova licença médica para não perder mandato por faltas
71444

Parlamentar está presa na Itália desde o fim de julho

Após a licença da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) terminar, a defesa da parlamentar estuda aguardar o fim do processo que pode cassar o mandato dela tramitar na Câmara para pedir uma nova licença para tratamento de saúde.

Ainda não há data para a votação do processo na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nem no plenário da Câmara.

A ideia é evitar que a deputada, que está presa na Itália desde o fim de julho, perca o mandato por excesso de faltas.

A primeira licença da deputada, que foi tirada por “interesse particular”, terminou em 2 de outubro. Na ocasião, ela havia viajado para Roma logo após ser condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a mais de 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Segundo o regimento interno, um parlamentar perde o mandato se faltar a um terço das sessões. Mas, na prática, essa ação depende mais da decisão da Presidência da Câmara, a exemplo do caso do ex-deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), que só perdeu o mandato depois de faltar a mais de um ano nas sessões.

Na condenação de Zambelli, o STF ainda determinou a perda do mandato da deputada, sem passar por votação, mas a Câmara não seguiu expressamente a decisão. Com o processo de cassação, a defesa espera conseguir manter o mandato dela.

Portalpatos

Fonte: R7

Comentários


Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Mauricio
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico