26/02/2026
Homem é preso acusado de mutilar com foiçada pata de cadela. Indignado vereador Rafael Policial pergunta: "De quem é a culpa? Homem é preso acusado de mutilar com foiçada pata de cadela. Indignado vereador Rafael Policial pergunta: "De quem é a culpa?
72571
O ataque ao animal foi registrado nesta quarta-feira (25) no bairro do jatobá e resultou em ferimentos graves aparentando haver amputação do membro. Um homem foi preso sob a acusação de mutilar a pata de uma cadela com uma foice. O vereador Rafael Policial expressou sua indignação questionando: "Qual é a origem da culpa?" O incidente ocorreu na última quarta-feira (25) no bairro Jatobá, resultando em ferimentos severos, sugerindo uma amputação do membro. O acusado, cuja identidade não foi divulgada, aparenta ter entre 50 e 60 anos e foi preso sob a suspeita de agredir o animal em via pública, quase decapitando uma de suas patas. Até o presente momento, não há informações sobre a condição de saúde da cadela, embora existam evidências que indicam a possibilidade de amputação de uma de suas patas traseiras. A detenção foi realizada pela Polícia Militar, que informou que o homem não ofereceu resistência. Ele foi levado à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos e agora enfrentará acusações de maus-tratos a animais. Esse crime é tipificado na legislação federal e pode resultar em pena de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa. Tanto os moradores da região quanto o vereador Rafael Policial (UP) estão revoltados com a brutalidade desse ato, prometendo lutar contra esse e outros casos de maus-tratos a animais, especialmente aqueles que vivem nas ruas de Patos.

Portalpatos

Leia na íntegra a Nota de Repúdio que Rafael Policial escreveu em suas Redes Sociais: 

" Violência gera violência 

Até quando vamos ver esse tipo de situação? O ser humano que é tão superior aos animais cometendo atrocidades. Na noite de ontem recebemos um vídeo horrível e comovente, a triste realidade dos animais que vivem na rua. Um cidadão, se é que podemos dar esse nome a uma criatura que pratica esse tipo de atitude, decepou a pata de uma cadela com uma foice no bairro Jatobá, aqui na cidade de Patos PB. O sgt Auri teve conhecimento do crime e acionou a polícia militar. O homem está preso, mas será que isso vai resolver o problema dos ataques na nossa cidade? Será que homens e animais serão eternos inimigos ? Semana passada uma senhora de 75 anos foi atacada e teve o braço quebrado numa queda. Na mesma semana  um rapaz teve que fazer amputação dos dedos do pé por conta de um ataque  de cães. Em contraponto, tambem tivemos um cidadao que bateu com uma enxada na cabeça de seu próprio animal, seu melhor amigo; e na noite de ontem mais um caso de  maus tratos, dessa vez um indivíduo decepou a perna de uma cadela na rua Manoel Meira.  No total foram 156 ataques só em 2026 de janeiro a fevereiro no município de Patos, onde humanos e animais travam uma guerra sem fim. Em 2025 foram 1003 ataques com mordedura somente na cidade de Patos, isso sem levar em conta ocorrências de traumas onde foram geradas consequências físicas a humanos.  Agora eu pergunto: DE QUEM É A CULPA ?  PRECISAMOS ACHAR CULPADOS OU RESOLVER O PROBLEMA?  SERÁ QUE HUMANOS E ANIMAIS NÃO CONSEGUEM MAIS DIVIDIR  ESPAÇOS?  Beirando o caos e a insana sede de vingança, os humanos agem de forma impulsiva e cruel, ocasionando cenas tristes como essas do vídeo. Imagens fortes que inspiram a revolta e aumentam a tensão numa problemática que aparecem muitos pra criticar e poucos pra resolver.  Por fim, nada fica impune pra Deus, tudo é contabilizado e uma hora a justiça será feita, já que aqui na terra o conceito de justiça se limita muitas vezes a olhares e opiniões diferentes, e dentre estas, que era só um animal que atacou e o cidadão se defendeu. Mas nesse caso do bairro jatobá a crueldade mais uma vez fica mascarada pela ignorância de opiniões pequenas."

(Rafael Policial)

Fonte: Assessoria


Comentários


Equipe Portalpatos
mario
  • Mário Frade
  • Jornalista

mauricio
  • Mauricio
  • Full-Stack
  • Designer Gráfico